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segunda-feira, 28 de julho de 2014

“O modelo dos modelos” Italo Calvino


“O modelo dos modelos”  Italo Calvino

No texto de Ítalo Calvino ele relata a história de Palomar um homem que buscava construir em sua mente modelos perfeitos, podemos comparar quando os professores de sala procura a atividade perfeita para o aluno perfeito.
Todos somos seres singulares que temos mais facilidades em determinadas área, portanto não podemos ser colocados no modelo ideal, pois este não existe.
Pensando nos modelos e nas possibilidades devemos repensar as práticas pedagógicas desenvolvidas afim de atender a contendo o aluno público alvo da educação especial.
A pessoa com deficiência tem possibilidades e dificuldades assim como os ditos normais, podemos contribuir ao processo de aprendizagem quando introduzimos atividades adequadas as necessidades do aluno e seja possível do mesmo realiza-la, porém que proporcione um desafio de aprendizagem.
Segundo a Política Nacional de Educação pessoa público alvo da Educação Especial são: a pessoa com deficiência física, mental, Deficiente Auditivo, Surdo, Cego, Baixa Visão, Altas Habilidades e  TGD (TEA-Autismo), Deficiente é: “aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.”
Os aluno têm no AEE o amparo e o apoio as necessidades particulares, visto que, o estudo de caso e a proposta do AEE ao aluno deve ser elaborado afim de minimizar as barreiras impostas pela deficiência ou as dificuldades individuais dos sujeitos envolvidos.
Cabe ao professor do AEE apagar da mente os modelos aprendidos durante inúmeros cursos ou pensamentos construídos ao longo do tempo, de que todos os alunos aprendem de igual forma, e que as estratégias são as mesmas para todos, assim sendo o profissional do AEE é capaz de desenvolver novos caminhos e novas estratégia afim de favorecer a aprendizagem do aluno.

Referencia
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional

de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2007.

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