“O modelo dos modelos” Italo
Calvino
No texto de Ítalo
Calvino ele relata a história de Palomar um homem que buscava construir em sua
mente modelos perfeitos, podemos comparar quando os professores de sala procura
a atividade perfeita para o aluno perfeito.
Todos somos
seres singulares que temos mais facilidades em determinadas área, portanto não
podemos ser colocados no modelo ideal, pois este não existe.
Pensando nos
modelos e nas possibilidades devemos repensar as práticas pedagógicas
desenvolvidas afim de atender a contendo o aluno público alvo da educação
especial.
A pessoa com
deficiência tem possibilidades e dificuldades assim como os ditos normais,
podemos contribuir ao processo de aprendizagem quando introduzimos atividades
adequadas as necessidades do aluno e seja possível do mesmo realiza-la, porém
que proporcione um desafio de aprendizagem.
Segundo a Política
Nacional de Educação pessoa público alvo da Educação Especial são: a pessoa com
deficiência física, mental, Deficiente Auditivo, Surdo, Cego, Baixa Visão,
Altas Habilidades e TGD (TEA-Autismo), Deficiente
é: “aquela
que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial
que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação
plena e efetiva na escola e na sociedade.”
Os aluno têm no AEE o amparo e o apoio as necessidades
particulares, visto que, o estudo de caso e a proposta do AEE ao aluno deve ser
elaborado afim de minimizar as barreiras impostas pela deficiência ou as
dificuldades individuais dos sujeitos envolvidos.
Cabe ao professor do AEE apagar da mente os modelos aprendidos
durante inúmeros cursos ou pensamentos construídos ao longo do tempo, de que
todos os alunos aprendem de igual forma, e que as estratégias são as mesmas
para todos, assim sendo o profissional do AEE é capaz de desenvolver novos
caminhos e novas estratégia afim de favorecer a aprendizagem do aluno.
Referencia
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política
Nacional
de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
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