- Objetivo: Desenvolver o reciocínio lógico, atenção e concentração, memória visual.
Trabalhar de forma concreta afim de favorecer a aquisição da escrita.
Reconhecimento das letras e silabas .
Desenvolver a escrita
2. Desenvolvimento da Atividade: Individual ou em grupo
Na atividade individual para alunos que já estão mais avançados no nível da escrita e atividade em grupo para pessoas que estão dando os primeiros passos rumo a escrita, pois, quando a pessoa esta na fase inicial ela precisa ser desafiada e no convívio com os pares aquisição do conhecimento através das trocas favorece de forma extraordinária. Nós professores não somos seres que ensinam, más sim pessoas que mediam o conhecimento ou aquisição deste.
Trabalhei em uma brinquedoteca e vi crianças aprenderem a ler com os companheiros de brincadeira, eu já estava a tempos trabalhando com a criança atividades para a aquisição da leitura e em apenas um jogo um colega consegui atingir no outro o que ele precisava para aprender a ler.
A Atividade individual é indicada quando vamos polir determinadas falhas ou dificuldades, mesmo assim acredito que o melhor é sempre atividade em grupo.
Realização da atividade: As figuras deverão ser colocadas em separadas das letras e os alunos deverão achar os devidos pares e encaixa-las. As regras ficam a critério do professor ou a proposição que façam as mesma conforme cada vez que for realizar esta atividade, pois, uma atividade é possível ser aplicada das mais diferentes formas isto tudo depende do professor e sua criatividade ou da criatividade do grupo, porém sabendo que com crianças para a aquisição do conhecimento se faz necessário ter clareza de regras e objetivo para que as mesmas possam entender onde precisam chegar, mesmo em atividades livres deve-se direcionar para leva-las onde desejamos chegar com as mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário